sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bancos são multados em R$ 4 mi por demora em filas no Paraná

O Procon-PR multou seis bancos diferentes em pouco mais de R$ 4 milhões, devido a reclamações recebidas de clientes sobre o tempo gasto nas filas para atendimento. Em alguns casos, a espera chega a passar de uma hora, de acordo com o Procon.
Os bancos Itaú, Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e HSBC terão de pagar, ao todo, R$ 4.033.929,60 de multa --o equivalente a cerca de R$ 672 mil para cada banco.
Muitos consumidores têm procurado o órgão para reclamar sobre o não cumprimento da Lei 13400/01, que estabelece o tempo máximo de espera, em filas de bancos, que não pode ultrapassar 20 minutos. 
De acordo com Cila de Fátima Mendes, responsável pela Divisão Jurídica do Procon-PR, "a conduta dos bancos contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor e da lei estadual, por desrespeitar vários direitos ali previstos, entre os quais, submeter o consumidor a tempo de espera em filas que ultrapassa uma hora".

Resposta

Em nota, o Itaú Unibanco afirma que o tempo médio de atendimento em suas agências, nos últimos três meses, foi de menos de 11 minutos no Paraná. O banco diz ainda que "continuará focado no investimento em equipes capacitadas, serviços de qualidade diferenciada e tecnologia, reafirmando o compromisso com a excelência".
O Bradesco afirma, em nota, que "já realizou ajustes para garantir célere atendimento aos clientes e usuários de seus serviços".
As assessorias dos outros bancos multados foram procuradas pelo UOL, mas ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Seis coisas que os bancos não contam7 fotos

Os bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma série de serviços gratuitos aos clientes. Este e outros direitos, no entanto, muitas vezes não são conhecidos pelos consumidores, o que pode resultar em gastos desnecessários. Especialistas ouvidos pelo UOL listam a seguir direitos que muitas vezes não são informados pelos funcionários dos bancos 
Ampliar

6 dicas para lidar com gerentes de bancos6 fotos

OS INTERESSES DO BANCO E DOS CLIENTES. O gerente de banco pode enfrentar um conflito de interesses. Ele deve atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível, mas precisa cumprir as metas exigidas pelo banco em que trabalha. Leia mais Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDOS.

feedburner do blog

Paginas mais visitadas