O Procon-PR multou seis bancos diferentes em pouco mais de R$ 4
milhões, devido a reclamações recebidas de clientes sobre o tempo gasto
nas filas para atendimento. Em alguns casos, a espera chega a passar de
uma hora, de acordo com o Procon.
Os bancos Itaú, Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e
HSBC terão de pagar, ao todo, R$ 4.033.929,60 de multa --o equivalente a
cerca de R$ 672 mil para cada banco.
Muitos consumidores têm procurado o órgão para reclamar sobre o não
cumprimento da Lei 13400/01, que estabelece o tempo máximo de espera, em
filas de bancos, que não pode ultrapassar 20 minutos.
De acordo com Cila de Fátima Mendes, responsável pela Divisão Jurídica
do Procon-PR, "a conduta dos bancos contraria as disposições do Código
de Defesa do Consumidor e da lei estadual, por desrespeitar vários
direitos ali previstos, entre os quais, submeter o consumidor a tempo de
espera em filas que ultrapassa uma hora".
Resposta
Em nota, o Itaú Unibanco afirma que o tempo médio de atendimento em
suas agências, nos últimos três meses, foi de menos de 11 minutos no
Paraná. O banco diz ainda que "continuará focado no investimento em
equipes capacitadas, serviços de qualidade diferenciada e tecnologia,
reafirmando o compromisso com a excelência".
O Bradesco afirma, em nota, que "já realizou ajustes para garantir
célere atendimento aos clientes e usuários de seus serviços".
As assessorias dos outros bancos multados foram procuradas pelo UOL, mas ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Os
bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma
série de serviços gratuitos aos clientes. Este e outros direitos, no
entanto, muitas vezes não são conhecidos pelos consumidores, o que pode
resultar em gastos desnecessários. Especialistas ouvidos pelo UOL listam
a seguir direitos que muitas vezes não são informados pelos
funcionários dos bancos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDOS.